Salmo 98

 

  1. Cantai ao Senhor um cântico novo, porque ele fez maravilhas; a sua destra e o seu braço santo lhe alcançaram a vitória.

  2. O Senhor fez notória a sua salvação; manifestou a sua justiça perante os olhos das nações.

  3. Lembrou-se da sua misericórdia e da sua fidelidade para com a casa de Israel; todos os confins da terra viram a salvação do nosso Deus.

  4. Celebrai com júbilo ao Senhor, todos os confins da terra; exultai, regozijai-vos e cantai louvores.

  5. Cantai louvores ao Senhor com a harpa; com a harpa e a voz de canto.

  6. Com trombetas e ao som de buzinas, exultai perante a face do Rei, o Senhor.

  7. Ruge o mar e a sua plenitude, o mundo e os que nele habitam.

  8. Os rios batam palmas; juntos cantem de júbilo os montes,

  9. Ante a face do Senhor, porque vem a julgar a terra; com justiça julgará o mundo e os povos, com equidade.


Reflexão: Jesus, a Vitória de Deus

Este Salmo é uma profecia visual da obra de Jesus Cristo, o "Braço Santo" de Deus:

  • A Vitória Alcançada: O salmista fala de uma vitória conquistada pelo braço do Senhor. Jesus, na cruz e na ressurreição, conquistou a vitória definitiva sobre o pecado e a morte. Ele não usou armas humanas, mas o poder do sacrifício e do amor.

  • Salvação Notória: O verso 2 diz que o Senhor manifestou Sua salvação perante as nações. Em Jesus, a salvação deixou de ser um "segredo" de Israel para se tornar a esperança de todo o mundo. Como diz o texto, "todos os confins da terra viram a salvação".

  • A Alegria da Criação: O Salmo convida rios a baterem palmas e montes a cantarem. Isso nos lembra que a redenção de Jesus não alcança apenas a alma humana, mas toda a criação que geme aguardando a manifestação dos filhos de Deus (Romanos 8:22).

Jesus é o Rei que nos faz cantar o "cântico novo" da graça, garantindo que o julgamento final será feito com a equidade de quem nos conhece e nos ama.

Comentários