O Banquete da Obediência: Reflexão sobre o Salmo 81

 

O Salmo 81 é um chamado vibrante à adoração! Ele começa com música e festa, mas termina com uma mensagem séria e amorosa de Deus para o Seu povo. É o salmo da oportunidade e da provisão, lembrando-nos que Deus tem o melhor para nós, se estivermos dispostos a ouvi-Lo.

Aqui está a estrutura completa para o seu Blogger:


O Banquete da Obediência: Reflexão sobre o Salmo 81

Você já parou para pensar que muitas vezes não recebemos o melhor de Deus simplesmente porque não paramos para ouvir a Sua voz? O Salmo 81 é um convite para celebrarmos a nossa liberdade com alegria, mas também um alerta sobre a importância de dar ouvidos ao Senhor. Ele quer nos fartar com o "fino do trigo", mas espera que abramos a nossa boca para que Ele a possa encher.

O Salmo 81 na Íntegra

1 Cantai alegremente a Deus, nossa fortaleza; levantai júbilo ao Deus de Jacó. 2 Tomai um salmo e trazei o adufo, a harpa suave e o saltério. 3 Tocai a trombeta na lua nova, no tempo apontado, no dia da nossa solenidade. 4 Porque isto é um estatuto para Israel, e uma lei do Deus de Jacó. 5 Ordenou-o em José por testemunho, quando saía contra a terra do Egito, onde ouvi uma língua que não entendia. 6 Tirei a carga de seus ombros; as suas mãos foram livres dos cestos. 7 Clamaste na angústia, e te livrei; respondi-te no lugar oculto dos trovões; provei-te nas águas de Meribá. 8 Ouve-me, povo meu, e eu te amestrei: ó Israel, se me ouvires! 9 Não haverá entre ti deus alheio, nem te prostrarás ante um deus estranho. 10 Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito; abre bem a tua boca, e ta encherei. 11 Mas o meu povo não quis ouvir a minha voz, e Israel não me quis. 12 Portanto eu os entreguei aos desejos dos seus corações, e andaram nos seus próprios conselhos. 13 Ah! se o meu povo me tivesse ouvido! se Israel tivesse andado nos meus caminhos! 14 Em breve abateria os seus inimigos, e voltaria a minha mão contra os seus adversários. 15 Os que odeiam ao Senhor ter-se-lhe-iam submetido, e o seu tempo seria eterno. 16 E o fustigaria com o fino do trigo, e com mel saído da rocha o fartaria.


Lições de um Deus que Deseja nos Abençoar

Este salmo revela o coração de um Deus que anseia por abençoar Seus filhos:

  • O Deus que Tira a Carga: O versículo 6 diz: "Tirei a carga de seus ombros". Deus não quer apenas que você O louve; Ele quer te ver livre dos pesos que o mundo colocou sobre você.

  • A Promessa da Provisão: "Abre bem a tua boca, e ta encherei" (v. 10). Esta é uma das promessas mais lindas da Bíblia. Deus nos convida a ter grandes expectativas e a depender inteiramente dEle para sermos supridos.

  • O Lamento de Deus: Nos versículos 13 a 16, vemos o "Ah!" de Deus. Ele lamenta quando Seu povo escolhe caminhos próprios, porque Ele sabe que tem "mel saindo da rocha" guardado para aqueles que obedecem.

Jesus: O Pão que nos Farta

Jesus é o cumprimento do "fino do trigo". Ele é o Pão da Vida que desceu do céu para que nunca mais tivéssemos fome espiritual. Quando ouvimos a voz de Jesus, não precisamos buscar satisfação em "deuses estranhos" ou prazeres passageiros; nEle, encontramos o mel que adoça até os momentos mais difíceis da vida.

Reflexão: O que tem impedido você de ouvir a voz de Deus hoje? Abra a sua boca em oração e deixe que Ele a encha com Sua graça!


#AtiveAsNotificações 🔔

Gostou desta mensagem de alegria e exortação? Não deixe sua fé esfriar!

#CliqueNoSininho aqui no nosso Blogger e #AtiveAsNotificações. Assim, você receberá um alerta direto no seu celular ou computador sempre que o próximo Salmo for postado.

#Compartilhe este banquete espiritual com seus amigos e familiares!

Comentários