Do Desespero à Esperança: Reflexão sobre o Salmo 77
O Salmo 77 é um dos textos mais reconfortantes da Bíblia para quem está atravessando o "vale". Ele descreve a jornada de alguém que começa a noite em desespero e termina em adoração ao lembrar que o mesmo Deus que abriu o mar no passado, continua abrindo caminhos hoje.
Aqui está a postagem completa para o seu Blogger:
Do Desespero à Esperança: Reflexão sobre o Salmo 77
Há noites em que o sono foge e as perguntas não calam: "Será que Deus se esqueceu de mim? Será que a Sua misericórdia acabou?". Se você já se sentiu assim, o Salmo 77 foi escrito para você. Ele nos ensina que a cura para uma mente ansiosa é exercitar a memória sobre a fidelidade de Deus.
O Salmo 77 na Íntegra
1 Clamei a Deus com a minha voz; a Deus clamei com a minha voz, e ele me inclinou os ouvidos. 2 No dia da minha angústia busquei ao Senhor; a minha mão se estendeu de noite e não cessava; a minha alma recusava ser consolada. 3 Lembrava-me de Deus e me perturbava; queixava-me e o meu espírito desfalecia. 4 Sustentaste os meus olhos vigilantes; estou tão perturbado que não posso falar. 5 Considerava os dias da antiguidade, os anos dos tempos antigos. 6 De noite chamei à lembrança o meu cântico; meditei em meu coração, e o meu espírito esquadrinhou. 7 Rejeitará o Senhor para sempre? E não tornará a ser favorável? 8 Cessou para sempre a sua benignidade? Acabou-se a sua promessa de geração em geração? 9 Esqueceu-se Deus de ter misericórdia? Ou encerrou ele as suas misericórdias na sua ira? 10 E eu disse: Isto é enfermidade minha; mas eu me lembrarei dos anos da destra do Altíssimo. 11 Lembrar-me-ei, pois, das obras do Senhor; certamente que me lembrarei das tuas maravilhas da antiguidade. 12 Meditarei também em todas as tuas obras e falarei dos teus feitos. 13 O teu caminho, ó Deus, está no santuário. Que deus é tão grande como o nosso Deus? 14 Tu és o Deus que fazes maravilhas; tu fizeste notória a tua força entre os povos. 15 Com o teu braço remiste o teu povo, os filhos de Jacó e de José. 16 As águas te viram, ó Deus, as águas te viram e temeram; os abismos também se abalaram. 17 As nuvens lançaram água; os céus deram um som; as tuas setas correram de uma para outra parte. 18 A voz do teu trovão estava no redemoinho; os relâmpagos iluminaram o mundo; a terra se abalou e tremeu. 19 Pelo mar foi o teu caminho, e as tuas veredas pelas grandes águas, e as tuas pegadas não se conheceram. 20 Guiaste o teu povo, como a um rebanho, pela mão de Moisés e de Arão.
A Lição do Salmista: O Poder da Memória
O Salmo 77 nos mostra como mudar o nosso estado emocional em três passos:
Honestidade Radical (v. 1-9): O salmista admite que sua alma "recusava ser consolada". É normal ter crises de fé, e Deus nos ouve mesmo quando nossas perguntas são duras.
A Virada de Chave (v. 10-12): No versículo 10, ele percebe que a dúvida era uma "enfermidade" ou fraqueza momentânea. Ele decide parar de olhar para o problema e começa a recitar as obras de Deus: "Lembrar-me-ei das tuas maravilhas".
Caminhos no Mar (v. 19): O versículo 19 é profundo: "Pelo mar foi o teu caminho... e as tuas pegadas não se conheceram". Isso nos ensina que, às vezes, Deus está agindo de forma invisível. No meio das águas profundas, onde ninguém vê rastro, Ele está abrindo a estrada.
Jesus: O Caminho, a Verdade e a Vida
Jesus é a prova máxima de que Deus não se esqueceu de Suas promessas. Ele entrou no "mar" da morte por nós para abrir um caminho para a eternidade. Quando as pegadas de Deus parecerem invisíveis em sua vida, olhe para a Cruz. Ali está a maior evidência do Seu amor e cuidado por você.
#NãoPercaNada 🔔
Você sentiu paz ao ler esta mensagem? Nossa jornada pelos Salmos continua e queremos você conosco em cada passo!
#AtiveAsNotificações clicando no sininho do Blogger para receber um aviso sempre que um novo Salmo for publicado. Não deixe que o desânimo vença; alimente sua fé todos os dias!
#Compartilhe este post com alguém que está enfrentando uma noite de insônia.
Comentários
Postar um comentário